RESOLUÇÃO 8/2010
Estadual
Judiciário
03/05/2010
06/05/2010
DJERJ, ADM, nº 157, p. 12
Institui o Planejamento Estrategico de Tecnologia da Informacao e
Comunicacao no ambito do Poder Judiciario.
RESOLUÇÃO N° 8/2010
Institui o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário.
O ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas respectivas atribuições legais e regimentais e tendo em vista o decidido na sessão realizada no dia 03 de maio de 2010 (Processo nº 2010/070558 );
CONSIDERANDO o teor da Resolução nº. 99 , de 24 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário;
CONSIDERANDO a unicidade do Poder Judiciário, a exigir a implementação de diretrizes nacionais para nortear a atuação institucional de todos os seus órgãos;
CONSIDERANDO a necessidade de se assegurar uma convergência dos recursos humanos, administrativos e financeiros empregados pelos segmentos do Poder Judiciário no que concerte à Tecnologia da Informação e Comunicação;
CONSIDERANDO o trabalho realizado no âmbito do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário, que conta com representantes de todos os segmentos do Judiciário Brasileiro;
CONSIDERANDO o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estabelecido na Resolução CNJ N.° 70 , de 18 de março de 2009,
RESOLVE:
Art. 1º. Fica instituído o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, com suas metas e indicadores, constante do Anexo I desta Resolução, sintetizado nos seguintes componentes:
I - Missão: Viabilizar a celeridade da Prestação Jurisdicional, agilizando, facilitando e modernizando as atividades de todos os setores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
II - Visão: Ter excelência e o reconhecimento através da permanente capacidade de atualização tecnológica e informatização de todo o Poder Judiciário, tornando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro referência em termos de automação e celeridade.
III - Atributos de Valor para a Sociedade:
a) celeridade;
b) modernidade;
c) acessibilidade;
d) transparência;
e) responsabilidade social e ambiental;
f) imparcialidade;
g) ética;
h) probidade.
IV - 13 (treze) objetivos estratégicos, distribuídos em 8 (oito) temas:
a) Eficiência Operacional:
Objetivo 1 - Primar pela satisfação do cliente de TI;
b) Acesso ao Sistema de Justiça:
Objetivo 2. Facilitar o acesso à Justiça, promovendo a capilaridade dos sistemas e serviços;
c) Responsabilidade Social:
Objetivo 3. Promover a cidadania, permitindo que os sistemas e serviços estejam disponíveis a todos os cidadãos;
d) Alinhamento e Integração:
Objetivo 4. Promover a interação e a troca de experiências de TI entre tribunais (nacional e internacional):
e) Atuação Institucional:
Objetivo 5. Aprimorar a comunicação com públicos externos e internos;
Objetivo 6. Melhorar a imagem de TI do Judiciário;
f) Gestão de Pessoas:
Objetivo 7. Desenvolver competências gerenciais;
g) Infraestrutura e Tecnologia:
Objetivo 8. Garantir a infraestrutura de TI apropriada às atividades judiciais e administrativas;
Objetivo 9. Promover a segurança da informação;
Objetivo 10. Garantir a disponibilidade de sistemas de TI essenciais ao judiciário;
Objetivo 11. Desenvolver sistemas de TI interoperáveis e portáveis;
Objetivo 12. Prover documentação de sistemas;
h) Orçamento:
Objetivo 13. Garantir a gestão e execução dos recursos orçamentários de TI.
Art. 2º. O PETI tem abrangência de 5 (cinco) anos e está alinhado ao Plano Estratégico Nacional de TIC do CNJ.
Art. 3º. Cada um dos objetivos elencados no art. 1º conterá:
I - pelo menos um indicador de resultado;
II - metas de curto, médio e longo prazos, associadas aos indicadores de resultado;
III - projetos e ações necessárias para se atingir as metas fixadas.
Art. 4º. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deverá garantir os recursos necessários à execução do PETI em seus orçamentos anuais.
Art. 5º. Os Níveis de Acordo de Serviço (NAS) e demais especificações dos indicadores propostos no Anexo I serão regulamentados em ato próprio da presidência do TJERJ, após levantamento realizado pela DGTEC num prazo máximo de 90 (noventa) dias.
Parágrafo único. A DGTEC promoverá Reuniões de Análise da Estratégia - RAE trimestrais juntamente com a Administração Superior para acompanhamento dos resultados das metas fixadas.
Art. 6º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 3 de maio de 2010.
(a) Desembargador LUIZ ZVEITER
Presidente do Tribunal de Justiça
ANEXO
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicações do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Missão:
Viabilizar a celeridade da Prestação Jurisdicional, agilizando, facilitando e modernizando as atividades de todos os setores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Descrição da Missão:
Viabilizar a celeridade da Prestação Jurisdicional, agilizando, facilitando e modernizando as atividades de todos os setores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro com soluções tecnológicas de alta qualidade e de fácil uso público, tanto interno quanto externo.
Visão:
Ter excelência e o reconhecimento através da permanente capacidade de atualização tecnológica e informatização de todo o Poder Judiciário, tornando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro referência em termos de automação e celeridade.
Atributos de Valor para a Sociedade:
¿ Credibilidade
¿ Celeridade
¿ Modernidade
¿ Acessibilidade
¿ Transparência
¿ Responsabilidade Social e Ambiental
¿ Imparcialidade
¿ Ética
¿ Probidade
TEMA I
Eficiência Operacional.
Objetivo Estratégico:
Primar pela satisfação do cliente TI.
Descrição do Objetivo:
Disponibilizar infraestrutura e serviços de TI com qualidade e presteza para garantir a satisfação do cliente e agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos.
Indicador e Meta:
INDICADOR 1: Tempo de registro para atendimento às solicitações dos usuários.
META PARA 2010: 60% dos incidentes, registrados em até 10 minutos.
META PARA 2011: 70% dos incidentes, registrados em até 10 minutos.
META PARA 2012: 75% dos incidentes, registrados em até 10 minutos.
META PARA 2013: 80% dos incidentes, registrados em até 10 minutos.
META PARA 2014: 85% dos incidentes, registrados em até 10 minutos.
INDICADOR 2: Tempo gasto na solução das demandas dos usuários.
META PARA 2010: 60% dos incidentes solucionados conforme NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2011: 70% dos incidentes solucionados conforme NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2012: 80% dos incidentes solucionados conforme NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2013: 85% dos incidentes solucionados conforme NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2014: 90% dos incidentes solucionados conforme NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
OBS.: Os NAS serão divulgados através de Ato próprio da Administração Superior, após a apresentação da relação de serviços e o respectivo estudo de viabilidade pela área de TI.
INDICADOR 3: Índice de satisfação de Magistrados e servidores com os equipamentos.
META PARA 2010: 55% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2011: 65% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2012: 70% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2013: 75% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2014: 85% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
INDICADOR 4: Índice de satisfação de Magistrados e servidores com os sistemas.
META PARA 2010: 55% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2011: 65% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2012: 70% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2013: 75% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2014: 85% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
INDICADOR 5: Índice de satisfação de Magistrados e servidores com a documentação dos sistemas.
META PARA 2010: 65% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2011: 70% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação semestral.
META PARA 2012: 80% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2013: 85% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2014: 90% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
Linhas de Atuação:
¿ Taxa de disponibilidade;
¿ Tecnologia - infraestrutura e serviços (modernização);
¿ Atendimento - Alocação e realocação de pessoas;
¿ Otimização e simplificação de processos.
Ações Sugeridas:
¿ Realizar a gestão por competência, promovendo a capacitação de pessoal;
¿ Implantar os processos de suporte aos serviços preconizados no ITIL;
¿ Estabelecer sistema automatizado dos processos do ITIL;
TEMA II
Acesso ao Sistema de Justiça.
Objetivo Estratégico:
Facilitar o acesso à Justiça, promovendo a capilaridade dos sistemas e serviços.
Descrição do Objetivo:
Promover o acesso ao Poder Judiciário, com o objetivo de democratizar a relação da população com os órgãos judiciais e garantir equidade no atendimento à sociedade.
Nota - esse objetivo será atendido de forma indireta. Isto é, o objetivo será atendido a partir da disponibilização de infraestrutura e serviços de TI em todas as unidades do Judiciário.
Linhas de Atuação:
¿ Promover a capilaridade dos sistemas e serviços postos à disposição do público;
¿ garantir acessibilidade real (democratização do acesso).
Ações Sugeridas:
¿ Incentivar a descentralização dos serviços judiciais, inclusive por meio de postos avançados de atendimento eletrônico;
¿ Incrementar a disponibilização de assuntos judiciais e administrativos nos Portais do Judiciário.
TEMA III
Responsabilidade Social.
Objetivo Estratégico:
Promover a cidadania, permitindo que os sistemas e serviços estejam disponíveis a todos os cidadãos.
Descrição do Objetivo:
Promover o desenvolvimento e a inclusão social, por meio de ações que contribuam para facilitar o acesso do cidadão ao Judiciário.
Nota - esse objetivo será atendido de forma indireta. Isto é, o objetivo será atendido a partir da disponibilização de infraestrutura e serviços de TI em todas as unidades do Judiciário.
Linhas de Atuação:
¿ Disponibilizar sistemas e serviços que ajudem o cidadão a desenvolver a consciência de seus direitos, deveres e valores;
¿ Criar e disponibilizar sistemas que possibilitem o maior controle e divulgação dos direitos e deveres na área da Infância e Juventude;
¿ Criar e disponibilizar sistemas que possibilitem o controle e o acompanhamento da Reinserção social de egressos.
Ações Sugeridas:
¿ Tornar disponíveis sistemas que possam suportar uma política de segurança pública com cidadania;
¿ Firmar parcerias com entidades públicas e privadas para educação e inserção social de menores infratores, menores carentes e vítimas da prostituição infantil;
¿ Utilizar o Cadastro Nacional de Adoção;
TEMA IV
Alinhamento e Integração.
Objetivo Estratégico:
Promover a interação e a troca de experiências de TI entre tribunais (nacional e internacional).
Descrição do Objetivo:
Garantir que as unidades do Judiciário troquem experiências e expertises no segmento de TI.
Que possam desenvolver projetos de forma cooperativa, poupando tempo e recursos.
Indicador e Meta:
INDICADOR 6: Quantidade de sistemas desenvolvidos em parceria, pelos Tribunais.
META: no mínimo 05 projetos desenvolvidos em parceria até dez/2010.
META: no mínimo 06 projetos desenvolvidos em parceria até dez/2011.
META: no mínimo 07 projetos desenvolvidos em parceria até dez/2012.
META: no mínimo 08 projetos desenvolvidos em parceria até dez/2013.
META: no mínimo 09 projetos desenvolvidos em parceria até dez/2014.
INDICADOR 7: Índice de atendimento aos padrões nacionais recomendados pelo CNJ.
META: 70% dos padrões estabelecidos, implantados até dez/2010 para uso pelo Judiciário.
META: 72% dos padrões estabelecidos, implantados até dez/2011 para uso pelo Judiciário.
META: 74% dos padrões estabelecidos, implantados até dez/2012 para uso pelo Judiciário.
META: 77% dos padrões estabelecidos, implantados até dez/2013 para uso pelo Judiciário.
META: 80% dos padrões estabelecidos, implantados até dez/2014 para uso pelo Judiciário.
INDICADOR 8: Índice de implantação de sistemas nacionais, pelo TJERJ.
META: O TJERJ aderir a 70% dos Sistemas Nacionais propostos pelo CNJ, anualmente.
Linhas de Atuação:
¿ Difusão de conhecimentos e expertises;
¿ Continuidade dos processos administrativos;
¿ Gestão democrática e participativa;
¿Criar parcerias para desenvolvimento e utilização de sistemas de TI.
Ações Sugeridas:
¿ Desenvolver planejamento estratégico de TI plurianual alinhado à estratégia do Poder Judiciário;
¿ Aprovar o planejamento de TI do TJERJ no Tribunal Pleno ou Órgão Especial até 31 de março de 2010;
¿ Estabelecer indicadores desafiadores de curto, médio e longo prazo e respectivas metas para mensuração do seu alcance;
¿ Assegurar a participação dos magistrados e servidores na concepção e execução do planejamento;
¿ Estruturar a unidade administrativa responsável pela gestão estratégica ( Resolução 49/CNJ );
¿ Implantar escritório e metodologia de gerenciamento de projetos.
TEMA V
Atuação Institucional.
Objetivo Estratégico:
Aprimorar a comunicação com públicos externos e internos.
Descrição do Objetivo:
Disponibilizar as informações processuais e administrativas de forma clara e objetiva facilitando o acesso e o entendimento das mensagens.
Indicador e Meta:
INDICADOR 9: Índice de disponibilidade das informações pelo portal.
META PARA 2010: Assegurar que 90% de todas as informações possíveis estejam disponíveis no Portal garantindo estabilidade, desempenho, usabilidade e acessibilidade.
META PARA 2011: Assegurar que 92% de todas as informações possíveis estejam disponíveis no Portal garantindo estabilidade, desempenho, usabilidade e acessibilidade.
META PARA 2012: Assegurar que 94% de todas as informações possíveis estejam disponíveis no Portal garantindo estabilidade, desempenho, usabilidade e acessibilidade.
META PARA 2013: Assegurar que 96% de todas as informações possíveis estejam disponíveis no Portal garantindo estabilidade, desempenho, usabilidade e acessibilidade.
META PARA 2014: Assegurar que 98% de todas as informações possíveis estejam disponíveis no Portal garantindo estabilidade, desempenho, usabilidade e acessibilidade.
INDICADOR 10: Índice de automação das informações processuais e administrativas do Tribunal.
META PARA 2010: 80% de automação das informações processuais e administrativas disponibilizadas.
META PARA 2011: 85% de automação das informações processuais e administrativas disponibilizadas.
META PARA 2012: 90% de automação das informações processuais e administrativas disponibilizadas.
META PARA 2013: 95% de automação das informações processuais e administrativas disponibilizadas.
META PARA 2014: 100% de automação das informações processuais e administrativas disponibilizadas.
Linhas de Atuação:
¿ Parcerias/Convênios para ampliar os canais de comunicações;
¿ Solução coletiva de demandas como forma de atingir o maior público possível;
¿ Estabelecer e disponibilizar sistemas e serviços para efetivar a Comunicação eletrônica (art. 7º da Lei nº 11.419/2006 ).
Ações Sugeridas:
¿ Celebrar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar projetos de TI que beneficiem os públicos interno e externo;
¿ Firmar parcerias e convênios para implementar projetos de interesse comum, inclusive mecanismos que viabilizem a comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e os outros Poderes, setores e instituições.
TEMA VI
Gestão de Pessoas.
Objetivo Estratégico:
Melhorar a imagem de TI do Judiciário.
Descrição do Objetivo:
Garantir que os diversos usuários de TI do Judiciário tenham suas necessidades atendidas e assim possam reconhecer a qualidade dos serviços prestados.
Indicador e Meta:
INDICADOR 11: índice de satisfação dos usuários internos com os serviços de TI.
META PARA 2010: 65% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2011: 70% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2012: 80% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2013: 85% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2014: 90% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
INDICADOR 12: índice de qualidade dos serviços prestados pela TI.
META PARA 2010: 60% dos serviços prestados dentro do NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2011: 70% dos serviços prestados dentro do NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2012: 80% dos serviços prestados dentro do NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2013: 85% dos serviços prestados dentro do NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
META PARA 2014: 90% dos serviços prestados dentro do NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço.
OBS.: Os NAS serão divulgados através de Ato próprio da Administração Superior, após a apresentação da relação de serviços e o respectivo estudo de viabilidade pela área de TI.
INDICADOR 13: índice de satisfação dos usuários externos com os serviços de TI prestados pelo Judiciário.
META PARA 2010: 60% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2011: 65% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2012: 70% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2013: 75% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
META PARA 2014: 80% de satisfação dos usuários - medidos através de pesquisa de satisfação.
Linhas de Atuação:
¿ Gestão e execução da estratégia;
¿ Gestão administrativa;
¿ Gestão de projetos;
¿ Sistemas de TI;
¿ Estatística.
Ações Sugeridas:
¿ Aperfeiçoar e capacitar continuamente os servidores de TI em conhecimentos específicos;
¿ Capacitar magistrados e servidores na utilização do processo eletrônico e demais sistemas de TI;
¿ Capacitar magistrados e servidores em gestão e execução da estratégia, gestão administrativa, de pessoas e de projetos;
¿ Promover cursos de capacitação em atendimento ao público;
¿ Acompanhar e avaliar a eficácia de treinamentos por intermédio de pesquisas e índice de alcance dos objetivos estratégicos;
¿ Capacitar em gestão por competências, de modo a incentivar o melhor aproveitamento das habilidades;
¿ Disponibilizar sistemas e serviços para fomentar o uso dos instrumentos de educação à distância, viabilizando a capacitação de um número maior de servidores.
TEMA VII
Gestão de Pessoas.
Objetivo Estratégico:
Desenvolver competências gerenciais.
Descrição do Objetivo:
Disponibilizar treinamentos para os gestores, como forma de elevar o nível de qualidade do gerenciamento dos serviços e infraestrutura de TI.
Indicador e Meta:
INDICADOR 15: nível de capacitação gerencial.
META: 80% dos gestores de TI treinados em governança de TI (BSC, ITIL, Cobit) anualmente.
INDICADOR 16: Índice de competência na gestão de serviços e infraestrutura de TI.
META PARA 2010: 70% de Implantação da Central de Serviços (Service Desk) com automação dos processos de incidentes, problemas, mudanças, liberações e configurações.
META PARA 2011: 75% de Implantação da Central de Serviços (Service Desk) com automação dos processos de incidentes, problemas, mudanças, liberações e configurações.
META PARA 2012: 80% de Implantação da Central de Serviços (Service Desk) com automação dos processos de incidentes, problemas, mudanças, liberações e configurações.
META PARA 2013: 85% de Implantação da Central de Serviços (Service Desk) com automação dos processos de incidentes, problemas, mudanças, liberações e configurações.
META PARA 2014: 90% de Implantação da Central de Serviços (Service Desk) com automação dos processos de incidentes, problemas, mudanças, liberações e configurações.
INDICADOR 17: índice de mapeamento dos produtos e serviços fornecidos pela TI.
META PARA 2010: 80% dos produtos e serviços de TI mapeados.
META PARA 2011: 90% dos produtos e serviços de TI mapeados.
META PARA 2012: 92% dos produtos e serviços de TI mapeados.
META PARA 2013: 94% dos produtos e serviços de TI mapeados.
META PARA 2014: 96% dos produtos e serviços de TI mapeados.
INDICADOR 18: Implantação de Escritório e Metodologia de gerenciamento de projetos.
META PARA 2010: Escritório de Projetos e metodologia implantada.
INDICADOR 19: índice de sucesso na execução de projetos estratégicos.
META PARA 2010: 65% dos projetos executados dentro do escopo, tempo e custos definidos.
META PARA 2011: 70% dos projetos executados dentro do escopo, tempo e custos definidos.
META PARA 2012: 73% dos projetos executados dentro do escopo, tempo e custos definidos.
META PARA 2013: 77% dos projetos executados dentro do escopo, tempo e custos definidos.
META PARA 2014: 80% dos projetos executados dentro do escopo, tempo e custos definidos.
Linhas de Atuação:
¿ Gestão e execução da estratégia de TI;
¿ Gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;
¿ Gestão de projetos;
¿ Metodologias de desenvolvimento de Sistemas de TI;
Ações Sugeridas:
¿ Capacitar magistrados e servidores em gestão e execução da estratégia, gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;
¿ Capacitar servidores na alimentação dos sistemas processuais, para que reflitam com exatidão o andamento do processo;
¿ Promover cursos de capacitação em atendimento ao público;
¿ Capacitar em gestão por competências, de modo a incentivar o melhor aproveitamento das habilidades;
¿ Fomentar o uso dos instrumentos de educação à distância para formação de gestores de TI;
TEMA VIII
Infraestrutura e Tecnologia.
Objetivo Estratégico:
Garantir a infraestrutura de TI apropriada às atividades judiciais e administrativas.
Descrição do Objetivo:
Atender às metas e padrões estabelecidos pelo CNJ, propiciando os recursos tecnológicos necessários ao bom desempenho das unidades judiciais.
Indicador e Meta:
INDICADOR 24: Tempo de atualização das configurações dos ativos de TI.
META PARA 2010: 90% dos itens de configurações estejam atualizados - mensalmente [com base no inventário].
META PARA 2010: 90% dos itens de configurações estejam atualizados - mensalmente [com base no inventário].
META PARA 2011: 92% dos itens de configurações estejam atualizados - mensalmente [com base no inventário].
META PARA 2012: 94% dos itens de configurações estejam atualizados - mensalmente [com base no inventário].
META PARA 2014: 98% dos itens de configurações estejam atualizados - mensalmente [com base no inventário].
INDICADOR 25: Percentual de cumprimento dos requisitos de infraestrutura definidos na Resolução de Nivelamento de TI do CNJ.
META PARA 2010: obedecendo a 65% do nível da resolução.
META PARA 2011: obedecendo a 70% do nível da resolução.
META PARA 2012: obedecendo a 80% do nível da resolução.
META PARA 2013: obedecendo a 90% do nível da resolução.
META PARA 2014: obedecendo a 100% do nível da resolução.
Linhas de Atuação:
¿ Implantar e garantir a operacionalização de Infraestrutura de TI;
¿ Implantar e garantir a Segurança da informação;
¿ Implantar e garantir a operacionalização dos serviços de TI.
Ações Sugeridas:
¿ Dotar as unidades judiciárias de infraestrutura e serviços de TI adequados e proporcionais à demanda;
¿ Capacitar servidores nas tecnologias adotadas de modo a garantir a manutenção adequada.
TEMA IX
Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico:
Promover a segurança da informação
Descrição do Objetivo:
Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos e sistemas de informática) que permitam o bom desempenho das unidades do Judiciário.
Indicador e Meta:
INDICADOR 22: Implantação de Comitê e Política de segurança.
META PARA 2010: Implantação do comitê e política de segurança.
INDICADOR 23: Índice de ataques externos e internos, impedidos.
META PARA 2010: 70% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura.
META PARA 2011: 80% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura.
META PARA 2012: 85% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura.
META PARA 2013: 90% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura.
META PARA 2014: 95% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura.
Linhas de Atuação:
¿ Suporte à Estratégia;
¿ Segurança da Informação.
Ações Sugeridas:
¿ Investir na estruturação das áreas de segurança de TI;
¿ Priorizar sistemas de TI diretamente relacionados aos projetos estratégicos;
¿ Desenvolver políticas de segurança da informação;
¿ Habilitar os magistrados e servidores na utilização da certificação digital;
¿ Implantar o Comitê de Segurança da informação.
TEMA X
Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico:
Garantir a disponibilidade de sistemas de TI essenciais ao Judiciário.
Descrição do Objetivo:
Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.
Indicador e Meta:
INDICADOR 20: índice de disponibilidade de serviços.
META: 90% de disponibilidade dos serviços de TI - TMER: Tempo médio entre Reparos.
INDICADOR 21: índice de gerenciamento de serviços de Terceiros (Gerenciamento de Contratos).
META: 90% de aderência aos NAS - Níveis de Acordo de Serviços (de cada serviço).
OBS.: Os NAS serão divulgados através de Ato próprio da Administração Superior, após a apresentação da relação de serviços e o respectivo estudo de viabilidade pela área de TI.
Linhas de Atuação:
¿ Infraestrutura;
¿ Armazenamento e integridade da informação
Ações Sugeridas:
¿ Dotar as unidades judiciárias de estrutura física e tecnológica adequada e proporcional à demanda;
¿ Capacitar servidores nas áreas de segurança de TI;
¿ Padronizar o desenvolvimento e a manutenção de sistemas visando minimizar os incidentes e tornar mais ágil e mais fácil a recuperação dos que ocorrerem.
TEMA XI
Infraestrutura e Tecnologia.
Objetivo Estratégico:
Desenvolver sistemas de TI interoperáveis e portáveis.
Descrição do Objetivo:
Os sistemas desenvolvidos tanto em cooperação quanto individualmente pelos Tribunais devem atender aos padrões estabelecidos de interoperabilidade e portabilidade, de forma a permitir que possam ser distribuídos e compartilhados por todo o Judiciário.
Indicador e Meta:
INDICADOR 26: Metodologia de desenvolvimento de Software.
META PARA 2010: 70% dos processos padronizados sendo atendidos e executados pelos Tribunais.
INDICADOR 27: Sistemas de TI aderentes aos padrões de interoperabilidade definidos pelo CNJ.
META: 90% dos Sistemas do TJERJ aderentes.
INDICADOR 28: Percentual de soluções portáveis aderentes a padrões de arquitetura recomendados.
META PARA 2014: 70% dos Sistemas Nacionais Portáveis.
Linhas de Atuação:
¿ Aderir e implantar os padrões de desenvolvimento, interoperabilidade e portabilidade;
¿ Cultura orientada a padrões livres.
Ações Sugeridas:
¿ Aprimorar e padronizar os serviços prestados nos portais da internet;
¿ Desenvolver e implantar sistemas e serviços que permitam o acesso virtual aos processos judiciais na íntegra;
¿ Firmar parcerias e convênios para implementar projetos de interesse comum, inclusive mecanismos que viabilizem a comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e os outros Poderes, setores e instituições.
TEMA XII
Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico:
Prover documentação de sistemas
Descrição do Objetivo:
Efetuar e manter atualizada a documentação técnica de cada sistema e disponibilizar manuais e orientações claras e objetivas para os usuários.
Indicador e Meta:
INDICADOR 14: Percentual de Sistemas novos, documentados
META PARA 2014: 90% dos Sistemas do TJERJ documentados.
Linhas de Atuação:
¿ Comunicação interna;
¿ Cultura orientada a resultados;
¿ Melhorar a manutenção e o aperfeiçoamento dos sistemas e serviços;
¿ Facilitar e melhorar a utilização dos sistemas e serviços de TI.
Ações Sugeridas:
¿ Atender ao padrão de documentação de sistemas e serviços preconizados pelo CNJ;
¿ Fomentar, difundir e valorizar práticas inovadoras e criativas para a documentação.
TEMA XIII
Orçamento.
Objetivo Estratégico:
Garantir a gestão e execução dos recursos orçamentários de TI
Descrição do Objetivo:
Promover ações orçamentárias visando assegurar a disponibilização dos recursos orçamentários necessários para a execução dos projetos estratégicos, de acordo com os cronogramas estabelecidos para cada iniciativa.
Indicador e Meta:
INDICADOR 29: índice de planejamento dos recursos orçamentários.
META ANUAL: 80% de acerto no planejamento do orçamento de TI.
INDICADOR 30: Eficiência da Execução financeira de TI.
META MENSAL: 80% de acerto na execução do orçamento.
INDICADOR 31: Percentual de projetos que atingiram suas metas financeiras conforme planejado.
META SEMESTRAL: 80% de acerto na execução financeira dos projetos.
INDICADOR 32: Procedimentos padronizados de aquisições e em conformidade com melhores práticas do mercado.
META PARA 2010: 70% dos procedimentos conforme recomendações e melhores práticas do mercado atendido.
META PARA 2011: 72% dos procedimentos conforme recomendações e melhores práticas do mercado atendido.
META PARA 2012: 74% dos procedimentos conforme recomendações e melhores práticas do mercado atendido.
META PARA 2013: 77% dos procedimentos conforme recomendações e melhores práticas do mercado atendido.
META PARA 2014: 80% dos procedimentos conforme recomendações e melhores práticas do mercado atendido.
Linhas de Atuação:
¿ Orçamento para a Execução da Estratégia de TI.
Ações Sugeridas:
¿ Alinhar o planejamento orçamentário de TI aos objetivos estratégicos;
¿ Otimizar a execução orçamentária de TI;
¿ Sistematizar o acompanhamento da execução orçamentária de TI.
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial.